quarta-feira, 1 de outubro de 2008

De Leste a Oeste, De Norte à Sul: Paideguará

O encontro que hoje representa o "Paideguará", surgiu em meados de 2005 trazendo conhecimentos tradicionais ligados a música e ao teatro amazônico que começaram a ser compartilhados por onde passavam em apresentações e movimentos. Sempre com a alegria e vontade de transmitir a tradição do Norte. Com isto foi-se desenvolvendo uma musicalidade baseada na memórias e na identidade cultural, adquirida no decorrer da história de seus integrantes desde a infância aos dias de hoje.Os do norte juntaram-se aos daqui e o Paideguará conta com a presença de músicos cariocas que interligam informações, introduzindo outras influências ao contexto folclórico do grupo, expandindo o coletivo sem divisas, "norteando" a música, compondo canções autorais com influências de muitas raizes.
O grupo vem compondo um repertório que alia a tradição, o popular e o contemporâneo; o cancioneiro está representado no ritmo e nas melodias, trazendo a diversidade típica do Brasil, com uma mistura adquirida das irmandades, quilombos e comunidades. Música popular brasileira!
O Paidéguará busca a preservação da cultura popular, procura desenvolver um trabalho de contexto cultural, folclórico, educacional e colaborativo. Música, rítmos, danças tudo integrado e propondo traços novos dentro do que representam.

Nenhum comentário: